A produtividade de uma lavoura está intimamente ligada à saúde e ao desenvolvimento de suas plantas. Gabriel Barcelos da Agroceres Binova explica o papel fundamental dos hormônios vegetais, com destaque para a auxina, na fisiologia das plantas.
Hormônios Promotores de Crescimento
Hormônios vegetais são compostos orgânicos produzidos pelas próprias plantas em concentrações muito baixas. Eles influenciam processos fisiológicos e promovem o crescimento, atuando na divisão, expansão e diferenciação celular. Os três principais hormônios promotores de crescimento são a auxina, a giberelina e a citocinina.
Auxina: O Motor da Raiz e da Altura
A auxina, o primeiro hormônio vegetal a ser descoberto, é fundamental para o crescimento da raiz e para o crescimento em altura da planta. Gabriel Barcelos enfatiza que a raiz é a “boca da planta”, responsável por absorver água e nutrientes.
Efeito em Cadeia: Da Auxina ao Engalhamento
O uso de produtos com auxina pronta ou com seu precursor (o triptofano, cuja síntese depende do zinco) promove o crescimento da raiz. Isso, por sua vez, estimula indiretamente a produção de citocinina no ápice da raiz. A citocinina é o hormônio responsável pelo desenvolvimento das gemas laterais e do engalhamento da planta. E, como resultado, um bom engalhamento leva a mais nós produtivos (onde as vagens crescem) e a uma maior área foliar, o que melhora a capacidade de fotossíntese e a produção de alimento para a planta.
Podemos concluir que, ao fornecer auxina (seja por meio do hormônio ou de seus precursores) optamos por uma estratégia inteligente que não apenas fortalecerá o crescimento da raiz e da altura, mas também vai melhorar a arquitetura aérea da planta, resultando em mais nós produtivos e, portanto, maior produtividade.
Adicionar Comentários