A germinação da semente é o primeiro passo para o sucesso de uma lavoura. Gabriel Barcelos, Consultor Técnico da Agrocers Binova, explica o processo fisiológico de germinação e a diferença entre germinação e emergência.
Germinação vs. Emergência
A germinação é um processo fisiológico onde a radícula (a raiz embrionária) rompe o tegumento da semente. Já a emergência é a saída da plântula para a superfície do solo.
O Papel Essencial da Giberelina
A germinação é controlada por dois hormônios antagônicos: o ácido abscísico, que mantém a semente dormente, e a giberelina, que inicia o processo. Quando os níveis de giberelina aumentam, a semente é ativada. A giberelina quebra as macromoléculas de energia, como o amido, em moléculas menores, como a sacarose, que nutrem o embrião e permitem a germinação.
Otimizando a Germinação com a Agroceres Binova
Os produtores podem potencializar a germinação fornecendo giberelina de forma exógena, através da aplicação de aditivos fisiológico, promovendo uma germinação mais uniforme e rápida, o que se traduz em um melhor estabelecimento da lavoura e aumento da produtividade.
A compreensão dos processos fisiológicos da planta é fundamental para otimizar o manejo da lavoura. A Agroceres Binova oferece as ferramentas e uma linha completa de aditivos fisiológicos e nutrientes que potencializam essa fase da planta. Além disso possui atendimento técnico personalizado fornecendo o conhecimento necessário para que o produtor garanta um início de safra forte e promissor, promovendo maior produtividade e segurança no campo.
Adicionar Comentários