A mistura de muitos produtos em caldas de pulverização é uma prática comum na agricultura, mas a falta de conhecimento sobre as interações entre eles, pode comprometer a eficácia da aplicação. Jaymes Alves Pereira, especialista em Tecnologia de aplicação da Agroceres Binova explica as possíveis interações que podem condenar a mistura de calda e como garantir o melhor desempenho desses produtos.

Interações: Aditivo, Sinérgico e Antagônico

Jaymes aborda três tipos de interações que podem ocorrer na calda:

  • Efeito Aditivo: Ocorre quando um produto não interfere na ação do outro.
  • Efeito Sinérgico: Um produto potencializa a ação do outro para um melhor desempenho.
  • Interações Antagônicas: São as incompatibilidades, que podem ser físicas, químicas ou biológicas, e que podem entupir bicos, reduzir a eficácia dos produtos e até mesmo causar fitotoxidez.

Tipos de Incompatibilidade

Existem três tipos de incompatibilidades que podem ocorrer:

  1. Física: Causa problemas como sedimentação e floculação, o que pode entupir bicos e filtros e interromper a aplicação.
  2. Química: A interação entre as moléculas reduz a eficácia dos produtos, o que resulta na falta de controle do alvo.
  3. Biológica: A mistura de dois produtos gera uma nova molécula que pode ser prejudicial à planta, mesmo que os produtos sejam seguros quando aplicados isoladamente.

Entender as características de cada produto e a dinâmica da calda pode ajudar a evitar as incompatibilidades decorrente das interações na calda de pulverização. A Agroceres Binova se posiciona como uma parceira que oferece o conhecimento e as ferramentas necessárias para que o produtor rural possa garantir uma aplicação eficaz e segura, com uma linha completa de adjuvantes e dispersantes e acompanhamento técnico com treinamentos e consultorias otimizando a rentabilidade da e consequentemente a saúde da lavoura.

Agroceres Binova

Veja todas as postagens

Adicionar Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *