A eficácia da aplicação de produtos no cafezal depende de uma série de fatores que fazem a diferença no dia a dia no campo. Sinésio Zerneri, consultor da Agroceres Binova especializado na cultura do café, explica como o uso do equipamento correto, o turbo atomizador, e a regulagem precisa podem fazer toda a diferença.
Gotas Finas: O Segredo para a Penetração
O consultor destaca a importância de produzir gotas finas com o turbo atomizador. Sinésio explica que as gotas grossas não penetram na planta e caem no chão, o que causa desperdício e ineficácia. As gotas finas, em contraste, são direcionadas de forma mais eficiente para a planta, garantindo que o defensivo atinja o alvo.
Hectare Vertical: O Novo Cálculo para a Aplicação
Diferente de outras culturas, o café exige que o produtor considere o “hectare vertical”. Sinésio explica que a aplicação é feita nas laterais da planta, e não no chão. Ignorar esse fator pode levar a uma baixa eficiência da aplicação e a uma cobertura insuficiente do produto.
Angulação dos Bicos: Precisão em Cada Ponto da Planta
A angulação dos bicos do turbo atomizador é crucial para uma cobertura completa. O consultor sugere a seguinte regulagem:
- Ângulos mais fechados (40 graus) para os 25% superiores da planta, que estão mais distantes da máquina.
- Ângulos mais abertos (90 graus) para os 50% do meio, que estão mais próximos.
- Ângulos intermediários (60 graus) para os 25% inferiores.
A importância de instalar filtros de linha evita o entupimento dos bicos, especialmente com produtos à base de cobre. Para auxiliar os produtores a aprofundar seus conhecimentos, a Agroceres Binova disponibiliza o atendimento técnico do SIP (Sistema Integrado de Pulverização), que visa melhorar auxiliar o produtor a otimizar a qualidade da aplicação e melhorar os resultados.
Adicionar Comentários