As análises enzimáticas do solo, conhecidas como BioAS, são fundamentais para avaliar a sua saúde e a atividade microbiana. Daniela Maggio, Consultora de Serviços Técnicos especializado em Biológicos da Agroceres Binova, aponta que os microrganismos são considerados bioindicadores, porque antecipam mudanças no solo em comparação com indicadores físico-químicos.
Enzimas: Indicadores de Atividade Microbiana
A Embrapa Cerrados dedicou mais de 20 anos ao estudo de duas enzimas: a arilsulfatase, relacionada ao ciclo do enxofre, e a beta-glicosidase, ligada ao ciclo do carbono. As enzimas são produzidas por microrganismos durante a decomposição da matéria orgânica. Por essa razão, a quantidade de enzimas no solo reflete a atividade microbiana local.
Avaliando o Manejo do Solo
A análise enzimática quantifica a atividade microbiana. Ela também permite classificar os resultados em uma escala que vai de 0 a 100. Essa informação, combinada com análises físico-químicas, é crucial, afinal, ela ajuda a avaliar se o manejo do solo está sendo benéfico e a planejar ações corretivas para aumentar a produtividade.
Adicionar Comentários