O manejo agrícola com a utilização de biofungicidas foliares representa uma nova e promissora abordagem para o controle de pragas e doenças nas plantas. Dinalva Mochi, especialista em produtos biológicos da Agroceres Binova, explica como esses produtos podem beneficiar a saúde da lavoura.
Como os Biofungicidas Foliares Atuam
Quando aplicados, os microrganismos presentes nos biofungicidas caem na superfície das plantas e se multiplicam. Essa ação impede o estabelecimento de patógenos oportunistas, pois eles competem por espaço e absorvem nutrientes. Além disso, esses microrganismos produzem metabólitos que inibem o desenvolvimento de outros patógenos.
Os produtos podem ser utilizados sozinhos, contendo um único tipo de Microrganismo ou em combinações de cepas, onde um tipo de bacillus promove o crescimento da planta e outro produz metabólitos inibidores.
Aplicações e Benefícios na Lavoura
Os biofungicidas foliares são recomendados para combater doenças como antracnose, ramulose e cercosporiose em culturas como soja, milho e algodão. Quando aplicados no estágio vegetativo, os microrganismos atingem tanto as folhas quanto o solo, se multiplicando em ambos os locais. O resultado é uma cultura mais saudável, com maior sanidade em relação à pressão de doenças além de plantas mais vigorosas.
Os biofungicidas foliares são uma ferramenta valiosa para o manejo preventivo e curativo de doenças na lavoura, e a Agroceres Binova oferece uma linha completa de soluções que contribuem para a saúde da cultura de forma sustentável, o que se traduz em maior produtividade e rentabilidade no campo.
Adicionar Comentários