A eficácia de um produto biológico depende da sua formulação. Isabella Tavares, especialista em Manejo agrícola com produtos Biológicos da Agroceres Binova, explica que a formulação deve ser adequada para o local de aplicação. Isso inclui o solo, o tratamento de sementes, o sulco ou os insetos.
Formulação para o Solo e Insetos
Para a aplicação no solo, a formulação deve permitir que o microrganismo cresça e se desenvolva, para que este consiga estabelecer uma ligação com a raiz ou combater doenças do solo. Produtos líquidos, por exemplo, contêm conídios, blastosporos, esporos e hifas. Eles se desenvolvem para formar uma conexão com a raiz.
Para a aplicação em insetos, o produto deve conter conídios e blastosporos. Essas estruturas matam o inseto e aderem à sua parede celular.
Formulação para a Parte Aérea
Para a aplicação na parte aérea com bactérias, a formulação em endósporo é a mais recomendada. Isso acontece porque o endósporo é um estado protegido que permite que a bactéria realize sua função depois. Ele protege a bactéria até que ela possa realizar sua função com células vegetativas.
A escolha da formulação correta é crucial para garantir a eficácia do produto biológico. Esse cuidado garante que o produto atue de forma adequada em sua respectiva aplicação.
Adicionar Comentários