O controle de nematoides é um dos grandes desafios da cultura da soja no Brasil. Isabella Tavares, especialista em produtos biológicos da Agroceres Binova explica o manejo biológico como uma alternativa eficaz e duradoura para o controle dessas pragas.

Tipos de Nematoides e Ciclo de Vida

Isabella menciona alguns dos nematoides mais comuns no Brasil: o nematoide-das-lesões (Pratylenchus brachyurus) que é encontrado principalmente em lugares que já foram antigas pastagens, o nematoide-das-galhas (Meloidogyne incognita) e o nematoide-do-cisto (Heterodera glycines) e outros nematoides como o (aphelenchoides besseyi). O ciclo de vida de um nematoide dura cerca de 28 a 32 dias, período que o manejo biológico busca interromper de forma contínua.

Bactérias e Fungos: Os Aliados no Controle

O controle biológico de nematoides utiliza principalmente fungos e bactérias. As bactérias, como o Bacillus subtilis, Bacillus amyloliquefaciens e Bacillus licheniformis, formam um biofilme protetor na raiz, o que reduz a atração dos nematoides e os impede de se alimentar. Além disso, essas bactérias liberam substâncias que quebram a parede celular dos nematoides.

Outro microrganismo importante é o Paecilomyces lilacinus, que atua como um parasita de ovos, penetrando nas fissuras para matar o nematoide juvenil.

O manejo biológico de nematoides é uma estratégia que oferece um controle mais duradouro. A utilização de fungos e bactérias forma uma barreira protetora na raiz e ataca os nematoides em diferentes fases de seu ciclo de vida. A Agroceres Binova oferece soluções que contribuem para a saúde da lavoura e garantem a longevidade da produção.

Agroceres Binova

Veja todas as postagens

Adicionar Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *