O manejo integrado de pragas é imprescindível para garantir a saúde e a produtividade da lavoura. Isabella Tavarez, especialista em produtos biológicos da Agroceres Binova explica a importância de usar bioinseticidas para controlar pragas como o ácaro rajado.

Entendendo a Praga e o Manejo

O ácaro rajado (Tetranychus urticae) é uma praga agrícola minúscula e polífaga, ou seja, ataca uma grande variedade de plantas. Ele se alimenta da seiva das folhas, comprometendo a saúde e a produtividade das plantas. Altas temperaturas e tempo seco favorecem a sua proliferação.  É um exemplo de praga que afeta plantações de algodão. Ele causa manchas avermelhadas nas folhas e reduz a produtividade ao diminuir a fotossíntese. O ciclo de vida do ácaro dura entre 5 e 21 dias, variando conforme a temperatura e a umidade.

Quebrando o Ciclo com Bioinseticidas

Para quebrar o ciclo do ácaro, Isabella sugere escolher um bioinseticida registrado para essa praga específica, como a Beauveria bassiana. A aplicação deve ocorrer a cada 5 ou 7 dias, dependendo da pressão da praga. Este processo destaca a importância do monitoramento constante e do conhecimento sobre o ciclo da praga.

O uso de bioinseticidas tem ganhado cada vez mais espaço na agricultura, e quando usado em associação com produtos químicos temos o manejo integrado de pragas, uma estratégia eficaz para controlar infestações persistentes nas diversas lavouras do pais.

Agroceres Binova

Veja todas as postagens

Adicionar Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *