Os microrganimos do gênero Bacillus são ferramentas poderosas no manejo biológico das lavouras. Para Isabella Tavares, especialista em produtos biológicos da Agroceres Binova, cada cepa pode ser utilizada de maneira específica para cada funcionalidade.

Formação de Biofilme e Retenção de Umidade

Algumas cepas de Bacillus podem ser utilizadas para mitigar efeitos causados pelo estresses hídricos. Esses microrganismos tem o poder de formar uma camada protetora na raiz da planta, o que chamamos de biofilme. Este biofilme retém a umidade na raiz, o que é especialmente importante durante períodos de seca.

Relação Simbiótica e Benefícios Adicionais

Os Bacillus podem se estabelecer na raiz, formando uma relação simbiótica com a planta. Isso ajuda no desenvolvimento do vegetal ao longo de seu ciclo natural. Além disso, a formação do biofilme também pode auxiliar no controle de nematoides, dependendo da cepa utilizada. Bacillus subtilis e o Bacillus amyloliquefaciens são exemplos importantes de microrganismos com ação de controle biológico.

A colonização das raízes por esse microrganismo ocorre logo na primeira aplicação assim que a primeira raiz cresce. A utilização dos microrganismos do gênero Bacillus promovem lavouras mais saudáveis e resilientes, resultando em um melhor desempenho e produtividade no campo.

Agroceres Binova

Veja todas as postagens

Adicionar Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *